Portal da Cidade Coelho Neto

Novembro azul

Coelho Neto prepara ação para o dia D do combate ao Câncer de Próstata

Em alusão a data, a Secretaria de Saúde de Coelho Neto realiza hoje (29) um mutirão com exames de imagem, testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B/C

Publicado em 29/11/2022 às 11:20
Atualizado em

Ilustração

A Prefeitura Municipal de Coelho Neto, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizará um mutirão com exames de imagem e testes rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B/C. O ato ocorrerá às 17h desta terça-feira (29), no Centro de Imagem.
Para participar é necessário que os pacientes procurem a Unidade Básica de Saúde de seus bairros, para realizar a sua avaliação e receber o encaminhamento para a realização do exame.

O Câncer de Próstata é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença que atinge a população masculina, é feita a campanha todo o mês de novembro. No entanto a orientação é que o homem pode ir em qualquer tempo procurar se cuidar seja na rede pública ou privada.

O exame de toque retal e de PSA, são principais meios para detectar a doença precocemente e as Unidade Básicas de Saúde (UBS), dispõe de profissionais para tal atendimento.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é realizando o diagnóstico precoce, uma vez que quando alguns sinais começam a aparecer geralmente 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
•    Dor óssea;
•    Dores ao urinar;
•    Vontade de urinar com frequência;
•    Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem consultar um urologista. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.


Fonte:

Deixe seu comentário