Portal da Cidade Coelho Neto

Setembro Amarelo

Conheça mais sobre o 10 de Setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A iniciativa chega em seu oitavo ano, trazendo como lema de 2022: “A vida é a melhor escolha”. Veja algumas orientações para saúde mental

Publicado em 10/09/2022 às 10:16
Atualizado em

Flayer Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza a campanha a fim conscientizar as pessoas sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Com o objetivo de reduzir os números de casos no país, a iniciativa chega em seu oitavo ano, trazendo como tema de 2022: “A vida é a melhor escolha”. A campanha acontece durante todo o mês, no entanto este sábado (10) é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Cerca de 96,8% dos casos registrados de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.

Especialistas em saúde mental apontam algumas orientações sobre a prevenção, como medidas para evitar o seu acontecimento, como:

1) Ouvir a pessoa com a mente aberta e oferecer seu apoio;

2) Incentivar a procurar ajuda de um profissional;

3) Não julgar, não banalizar e não dar sermões;

4) Dizer frases de incentivo;

5) Se você acha que essa pessoa está em perigo imediato, não deixa-la sozinha, e procurar imediatamente a ajuda de profissionais dos serviços de emergência.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser evitados, e um dos principais meios de prevenção é o diálogo.

Devido ao medo, preconceito e até desconhecimento sobre o assunto, o suicídio é um mal silencioso, em que, na maioria das vezes, a pessoa não deixa transparecer comportamentos com tendência suicida.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) promove apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimentos gratuitos a qualquer pessoa. O centro garante sigilo total e atende por telefone, e-mail e chat 24 horas por dia, nos sete dias da semana, pelo telefone 188.

Fonte:

Deixe seu comentário