Portal da Cidade Coelho Neto

Febre Maculosa

Irmãs com suspeita da doença moram a uma hora de CN na zona rural de Caxias

As adolescentes de 16 anos estão em tratamento domiciliar e seguem sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde caxiense

Publicado em 23/06/2023 às 16:30
Atualizado em

Febre maculosa: doença transmitida por carrapatos (Foto: Reprodução)

O recente surto da doença em uma fazenda, em Campinas (SP) deixou a população em alerta. Casos de Febre Maculosa não foram registrados no Maranhão há pelo menos cinco anos, no entanto a prefeitura e secretaria de saúde de Caxias emitiu uma nota depois da suspeita de duas pessoas na zona rural do município.

Os casos suspeitos se tratam de duas adolescentes de 16 anos, do Povoado Nazaré do Bruno a 84km de Coelho Neto, onde foram notificadas pelo município de Teresina, foram feito os exames necessários para confirmar ou descartar a doença e estão aguardando o resultado em casa.

De acordo com, Clennya Simão, que é enfermeira e atua no Ponto Focal do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) da região Macro Leste, as adolescentes estão sendo monitoradas diariamente e seguem evoluindo bem clinicamente, disse ainda que foram feitas buscas ativa no território da zona rural.

A febre maculosa, também chamada de doença do carrapato é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettsii que infecta principalmente carrapatos e que pode ser transmitida para as pessoas quando o carrapato pica a pessoa, podendo causar sintomas como febre alta, calafrios, dor de cabeça intensa, vermelhidão no local da picada e paralisia dos membros afetados, nos casos mais graves.

Na suspeita da doença é recomendado ir ao pronto-socorro para fazer exames de sangue e confirmar a infecção, iniciando imediatamente o tratamento com antibióticos.

Fonte:

Deixe seu comentário