Portal da Cidade Coelho Neto

Cultura x política

Porque grupo junino de Duque Bacelar foi desclassificado de competição. Entenda:

Existente há mais de 30 anos, a quadrilha tetra campeã do Maranhão, hoje conta com um grupo formado por quase 100 integrantes

Publicado em 15/07/2022 às 16:08
Atualizado em

Quadrilha Explode Coração

A apresentação aconteceu na última quarta-feira (13), no Tradicional Festival Cidade Junina, que acontece anualmente em Teresina. A quadrilha, que foi a primeira a se apresentar, levou para a arena um enredo voltado para a violência contra a comunidade LGBTQIA+.

Durante toda a performance foram evidenciadas críticas a respeito do posicionamento das políticas públicas em relação ao enfrentamento da homofobia no país. Ao final da apresentação, a quadrilha se manifestou politicamente contra o presidente Jair Bolsonaro,e com gritos de "Ele não" e "Fora Bolsonaro", deixou a arena.

Logo em seguida, a organização do evento se posicionou ao informar que Quadrilha Junina Explode Coração seria desclassificada da competição por infringir o regulamento do mesmo, o que gerou revolta, inclusive vinda do público.

Em nota, a junina citou o artigo 5° da Constituição Federal, que garante liberdade de expressão da atividade intelectual, artística e de comunicação, independente de censura ou licença. E por fim, repudiou a toda a organização do evento Cidade Junina, ao afirmar que a desclassificação se deu a partir de um regulamento inconstitucional.

O artigo 20 do regulamento da competição consta que, “não será permitida, em hipótese alguma, a utilização pela quadrilha de propagandas políticas (partidos, candidatos, etc.), propagandas comerciais e/ou afins, qualquer que seja o seu tipo ou forma, escrita ou falada”.

Em resposta, o Festival de Quadrilhas Juninas manteve a posição ao sustentar que o regulamento está disponível no site do evento, e foi entregue a todos os grupos classificados. E que é de responsabilidade dos grupos participantes analisarem as regras do concurso, enquanto cabe à organização aplicar as sanções previstas, a fim de que as regras do concurso sejam respeitadas.


Fonte:

Deixe seu comentário