Portal da Cidade Coelho Neto

FUTEBOL

A trajetória do Goleiro, treinador e empreendedor Chico Goleiro

Conheça um pouco de seu trajeto profissional, desde sua atuação como jogador até a fundação da escolinha de futebol

Publicado em 25/01/2022 às 21:42
Atualizado em

 José Francisco, mais conhecido como Chico Goleiro, iniciou no futebol aos 12 anos de idade na Associação Esportiva Vitória. Desde cedo sempre apresentou muita habilidade como goleiro, chamando atenção nos campeonatos em que disputava pela cidade. Ele afirma ter recebido muitas críticas no início da carreira, em contrapartida o apoio emocional e financeiro que recebeu de amigos próximos e principalmente do irmão foi o que o fez persistir no sonho de se tornar profissional.

Durante seu período de atuação como goleiro profissional Chico jogou em alguns clubes, como Sabiá FC-MA, Sociedade Ação FC-MA , Pinheiro Atlético Clube-MA, Moto Club-M, Teresopolis-MA, CAB -MA.


Estefane, amigo e apoiador

Nosso Atleta

"O Chico é resultado do que plantou no campo e vem plantando. Vi nele uma vontade muito grande em crescer no esporte, quando nos apresentou seu projeto da escolinha, logo de cara apostamos nossas fichas. Demos o suporte necessário e continuamos apoiando esse grande Atleta coelhonetense".

Estefane, amigo e apoiador

Também conquistou os seguintes títulos como jogador: Bi campeão Maranhense sub19 e Campeão da Copa Mirante. Além disso disputou duas Copas São Paulo e uma Copa Nordeste.

Em 2018, durante uma partida Chico sofreu uma grave lesão, onde rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo. Por conta disso teve que interromper prematuramente sua carreira profissional, pois não possuiu mais condições de jogar. A partir disso, ele deu início a um outro sonho, a escolinha de futebol.

Antes de fundar a escolinha, ainda em 2018 ele foi convidado pelo River a atuar como treinador de goleiros no clube, profissão que ele vem exercendo até hoje. Como treinador Chico atuou no Sabiá FC-MA , Marília UbJ -MA, River Ac-PI e atualmente trabalha no Tuntum EC-MA. Conquistou uma Copa FMF, um acesso a Série A do Futebol Maranhense e uma vaga na Copa do Brasil 2022.

Em março de 2020, ele fundou a Escolinha Chico Goleiro, mas logo as atividades foram paralisadas por conta da pandemia do covid-19. Desde o retorno das atividades a escolinha já conseguiu enviar alguns atletas para clubes profissionais e de Sub-20.

A Escolinha atende meninos entre 5 e 16 anos de idade. As aulas acontecem todos os dias da semana, e os treinadores são Jefferson Bruno e Nonatinho.

Chico afirma que sua maior fonte de inspiração é sua família, pois são pessoas guerreiras que apesar das dificuldades nunca desistem dos seus sonhos e estão sempre firmes e com foco nos seus objetivos.


Fonte:

Deixe seu comentário